Ventania deixa à deriva balsa que liga Vigorelli à Vila da Glória
Rajadas de vento de até 60km/h que atingiu a região de Joinville, na tarde deste sábado (3), tirou a embarcação da rota, deixando passageiros assustados.
Imagem retirada de um vídeo mostra o momento em que a balsa saiu de seu curso devido aos fortes ventos.
A balsa que liga Joinville a São Francisco do Sul, mais precisamente no trecho entre a Vigorelli e a Vila da Glória, ficou à deriva momentânea por causa das rajadas de vento, na tarde deste sábado (3). A Defesa Civil já havia alertado sobre a previsão de rajadas de até 60 km/h que poderiam atingir a região neste sábado, prejudicando inclusive as navegações.
O perfil Vigorelli, no Instagram, chegou a registrar um vídeo com o incidente:
Por volta das 17h, quando os ventos começaram, passageiros ficaram assustados porque a balsa estava longe do seu trajeto usual. “Meus parentes chegaram em casa, graças a Deus, mas falaram que a coisa foi feia, ficamos preocupados”, contou uma moradora de Joinville. Outra moradora disse que chegou mais cedo por medo do vento: “Essa balsa tava desde umas 17h30 lutando contra o vento, eu saí da Vigorelli e já tinha descido um tanto. Complicado”.
O Chuville Notícias tentou contato com a empresa F. Andreis para saber detalhes do ocorrido e também para questionar a respeito do alerta emitido pela Defesa Civil, mas não teve retorno. O espaço segue aberto.
Serviço de balsa enfrenta problemas desde 2024
O Chuville Notícias tem acompanhado a situação da balsa que liga os dois municípios desde 2024 e, não é a primeira vez que uma embarcação fica à deriva. Reportagem publicada no fim de 2024 já mostrava as dificuldades. Já em abril do ano passado, devido às reclamações dos usuários, o Ministério Público de SC chegou a abrir um inquérito para apurar as irregularidades no serviço prestado pela F. Andreis.
O serviço está sob a fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e da Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARES), ambos do governo do estado de Santa Catarina.
Atualmente está em estudos o projeto de uma ponte que ligaria os dois pontos, como uma alternativa à atual balsa. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está sendo financiado pela Amunesc ao custo de R$ 4,3 milhões e tem prazo de conclusão até o fim deste ano.

Leandro Schmitz
Com formação em Jornalismo pelo Ielusc, MBA em Marketing e Comunicação Integrada pela Aupex, já atuou em diversos veículos de comunicação, como Rádio Mais FM (Hoje Nativa FM), Rádio Udesc FM, Jornal Notícias do Dia e Folha Metropolitana. Foi vencedor do Prêmio Jornalismo Unimed 2010, vencedor do Prêmio Celesc de Jornalismo (2025) e finalista do Prêmio Fenabrave Jornalismo (2013). Tem experiência em todas as plataformas: rádio, jornal, internet, vídeo. No setor público já atuou na gestão de comunicação de pastas e assessoria na Câmara de Vereadores. Hoje também é servidor público concursado do município.








